quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Fios

Em relativamente pocos casos, o tecido é produzido directamente a partir das fibras, como, p.ex., feltros e não-tecidos. Normalmente, as fibras são convertidas num fio ou linha antes da fabricação do tecido. Os fios são produzidos pela torção de fibras ou filamentos contínuos conjuntamente de maneira a formar um cordão estável comprido e com coesão. A fiação é o processo utilizado para converter fibras em fios. Os diferentes processos são concebidos para limpar e paralelizar as fibras, formar um cordão fino e torcê-las para as manter juntas e lhes dar resistência.
Antes da fiação, as fibras têm de ser purificadas de forma a remover as impurezas, que iriam interferir no processo. Assim, o algodão é descaroçado para remoção das fibras das sementes e lixo, e a lã é lavada para se retirar gordura e pó. Após a purificação, as fibras são fiadas num sistema que se adequa às características da fibra. Os sistemas de fiação tradicionais para as fibras naturais compreemdem uma série de operações para produzir o tipo de fio pretendido.
As operações podem incluir arejamento e cardadura para desprender, limpar e misturar as fibras, puxar para paralelizar as fibras longas, voltando a puxar para reduzir o tamanho do cordão ou trança, e, finalmente, fiar para inserir a torção e produzir o peso final ou a titulação do fio. Os fios penteados que são produzidos a partir de fibras mais longas, tendem a ser finos, lisos e resistentes: é o caso do tecido de lã e de algodão penteado. Os fios que são cardados mas não penteados, tendem a ser volumosos, moles e encrespados: é o caso das lãs e algodões mais grosseiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário